A Responsabilidade Civil do Profissional de Contabilidade

Como está descrito no post sobre Responsabilidade Civil acima, pela legislação brasileira, as empresas e os profissionais liberais são responsáveis pelos seus atos quando da sua prestação de serviços.

Portanto, quaisquer atos ou ações, que sejam percebidos pelo seu cliente como responsável por um dano ou prejuízo que ele sofreu, poderá ser motivo de reclamação em juízo.

Quais são os principais motivos que levam a reclamações de clientes, hoje no mercado:

1.       Perdas de prazo. Este item representa algo em torno de 50% das reclamações.

2.       Compensação de impostos e apuração fiscal incorreta. 30% das reclamações são decorrentes deste item.

3.       Informações incorretas sobre de procedimentos e legislação ao cliente, bem como escolha incorreta do regime tributário representam algo como 10% das reclamações.

 

A Proteção de seu Patrimônio

A legislação brasileira é muito abrangente na defesa dos direitos de quem sofreu um dano ou uma perda decorrente de uma atuação profissional considerada errada.

Nos dias de hoje existem vários motivos que nos podem levar a erros e omissões, entre eles:

  • A correria e a pressão do dia a dia que causam stress e nos levam a cometer falhas.
  • A complexidade e as constantes alterações nas normas e legislações fiscais, tributárias e trabalhistas.
  • Falhas pontuais de comunicação e procedimentos da equipe de trabalho, que podem eventualmente levar a algum tipo de perda de prazo ou a cálculos incorretos.

Portanto, a proteção do patrimônio material, financeiro e de reputação, por meio de um seguro adequado de responsabilidade civil, é indispensável para oferecer tranquilidade na atuação profissional de qualquer escritório ou profissional da área.