Como está descrito no post sobre Responsabilidade Civil acima, pela legislação brasileira, as empresas e os profissionais liberais são responsáveis pelos seus atos quando da sua prestação de serviços.
Portanto, quaisquer atos ou ações, que sejam percebidos pelo seu cliente como responsável por um dano ou prejuízo que ele sofreu, poderá ser motivo de reclamação em juízo.
Quais são os principais motivos que levam a reclamações de clientes, hoje no mercado:
1. Perdas de prazo. Este item representa algo em torno de 50% das reclamações.
2. Compensação de impostos e apuração fiscal incorreta. 30% das reclamações são decorrentes deste item.
3. Informações incorretas sobre de procedimentos e legislação ao cliente, bem como escolha incorreta do regime tributário representam algo como 10% das reclamações.
A legislação brasileira é muito abrangente na defesa dos direitos de quem sofreu um dano ou uma perda decorrente de uma atuação profissional considerada errada.
Nos dias de hoje existem vários motivos que nos podem levar a erros e omissões, entre eles:
Portanto, a proteção do patrimônio material, financeiro e de reputação, por meio de um seguro adequado de responsabilidade civil, é indispensável para oferecer tranquilidade na atuação profissional de qualquer escritório ou profissional da área.