30 de setembro 2019
Contabilidade Empresarial – Você compreende os riscos intrínsecos a sua função?

Desde o começo das relações humanas, a Contabilidade se fez fundamental, porém com o passar dos anos, a complexidade do mercado foi se potencializando e os desdobramentos se tornaram mais sensíveis. Confira abaixo a evolução do trabalho e os riscos aos quais você pode estar suscetível. Seja um contador protegido

 

A Contabilidade é uma ciência milenar. Desde o início dos tempos, já se fazia presente em nossa realidade. Na bíblia, no primeiro livro de Gênesis, o tema já vinha sendo abordado. A gestão de riquezas e os processos decisórios são intrínsecos à humanidade e suas relações.

Desde o desenvolvimento da troca de bens e riquezas, a Contabilidade se fez presente e, com o passar dos anos, sua evolução foi significativa. A Contabilidade como conhecemos hoje é jovem! Entre os séculos XIII e XVI d. C., esta ciência se consolidou e, através do tempo, sua relevância foi se mesclando à razão de ser das organizações.

Atualmente os contadores são peças-chave nas empresas. As responsabilidades de um empresário e as obrigações compulsórias do governo são de fundamental importância, com isso, o contador se tornou, de forma muito intensa, figura-chave neste cenário.

Mas nem tudo são flores. Com grandes poderes, chegam as já ditas grandes responsabilidades. O pagamento de tributos, relatórios de saúde financeira, controle de contas e fluxo de caixa, balanços, cargas tributárias são fundamentais para a gestão. Os riscos relacionados à profissão são muito sensíveis, no desenvolvimento do trabalho, o contador está exposto a falhas no processo, que, muitas vezes, podem ocasionar prejuízos onerosos a seus clientes. Nós, humanos, estamos suscetíveis a erros a todo o momento e muitas reclamações são fomentadas por erros básicos do dia a dia.

Muito além dos prejuízos causados ao cliente, o contador assume grande parte desta responsabilidade e está desprotegido perante estes erros. Você e sua empresa estão expostos a estes riscos? Quais processos utiliza para se proteger?

Que tal acompanhar gotas de sabedoria em nossas redes sociais? Não perca as atualizações da Bavini, a sua corretora de seguros preferida!

 

Release


0 Comentários

Deixe uma resposta